Fora do Mapa

Com apoio da Biblioteca Central, o festival Fora do Mapa exibe filmes de países extintos ou não reconhecidos. São no total três obras e as exibições ocorrem nos dias 06 de novembro, 20 de novembro e 04 de dezembro de 2018 no auditório Elke Hering, no segundo piso da Biblioteca Central da UFSC (BU/UFSC).

Todos os filmes têm entrada gratuita e não são distribuídos ingressos. Os lugares são ocupados por ordem de chegada, sem reserva.

As sinopses dos filmes apresentados seguem logo abaixo. 



06 de novembro:

O capote (URRS, 1959)


Escrita em 1842, é considerada a obra-prima da literatura russa. É a história de um pobre funcionário público que, a grandes custos, consegue comprar um novo capote e é roubado no mesmo dia em que o inaugura. Segue-se então uma via crúcis pela burocracia russa. Ao invés do capote, ele consegue apenas uma grande bronca de um alto funcionário. Isso, unido a uma gripe que o pega por estar sem capote, e, portanto, desprotegido do terrível frio de São Petersburgo, leva-o à morte.

Trecho: https://www.dailymotion.com/video/x2p8gzc

20 de novembro

O fascismo cotidiano (Tchecoslováquia, 1965)



Intercalando imagens do presente (1965) e material capturado do arquivo do Ministério de Propaganda do III Reich, da coleção pessoal de Hitler e fotografias apreendidas de soldados alemães da SS, Mikhail Romm, diretor e também narrador do filme, desenvolve uma aguda reflexão sobre a natureza do fascismo, enquanto reconstrói a trajetória de sua ascensão e queda. "O Fascismo de Todos os Dias" é de longe o mais profundo, criativo e impactante documentário realizado sobre o tema. 


Trecho: https://www.youtube.com/watch?v=Ubom0KrQLUM


04 de dezembro

O Limoeiro (Palestina, 2008)


Salma (Hiam Abbass), uma viúva Palestina, vê sua plantação ser ameaçada quando seu novo vizinho, o Ministro de Defesa de Israel (Doron Tavory), se muda para a casa ao lado. A Força de Segurança Israelense logo declara que os limoeiros de Salma colocam em risco a segurança do ministro e por isso precisam ser derrubados. Salma leva o caso à Suprema Corte de Israel para tentar salvar a plantação. 

Trailer: https://www.adorocinema.com/filmes/filme-134360/trailer-19536483/