Fora da Lei

Entre os dias 27 de agosto e 8 de outubro de 2019, o projeto Fora do Circuito apresenta o Festival de Cinema Fora da Lei.

O festival se dedica a exibir obras que narram histórias de personagens que aturam fora da lei. Revolucionários, terroristas, justiceiros, homicidas... são quatro obras premiadas que não foram apresentadas nos circuitos comerciais e que serão exibidas gratuitamente na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Os filmes são projetados às terças-feiras e o festival conta com obras da França/Itália, Estados Unidos, Alemanha e Coreia do Sul.  As sessões são gratuitas e ocorrem no auditório Elke Hering, no segundo piso da Biblioteca Universitária da UFSC (BU).

Para saber mais sobre o projeto Fora do Circuito, acesse aqui.

27 de agosto:

Sacco e Vanzetti

(França/Itália, 1971)


Prêmio de Melhor Ator Principal  do Festival de Cannes (1971)

No início dos anos 20, em Boston (EUA), o sapateiro Nicola Sacco e o peixeiro Bartolomeo Vanzetti, ambos migrantes italianos, são detidos pela polícia, acusados de assassinato. 

A improvável culpa dos acusados contrasta com o preconceito contra imigrantes e, especialmente, pela posição política anarquista dos dois.


(Drama histórico, 121 min.)


Trailer (em italiano)

10 de setembro

Pacto de Sangue

(Estados Unidos, 1944)

Indicado ao Oscar de melhor filme, melhor diretor, melhor atriz, melhor som, melhor fotografia, melhor trilha sonora e melhor roteiro (1945).

O vendedor de seguros Walter Neff se apaixona pela casada Phyllis Dietrickson. Para viverem juntos, Phyllis propõe a Walter que assassine seu marido. O assassinato, entretanto, deve ser realizado de modo a polícia concluir as investigações como sendo a morte causada por um acidente específico, o que possibilita o pagamento do seguro de vida em dobro.


(Suspense policial, 107 min.)


Trailer:

24 de setembro

Der Baader Meinhof Komplex

(Alemanha, 2008)


Indicado ao Oscar de Melhor Filme estrangeiro (2008) e Globo de Ouro de melhor filme (2008). Vencedor do prêmio de melhor atriz principal no prêmio Bambi (2008)

Der Baader Meinhof Komplex (O Grupo Baader-Meinhof) é baseado no best-seller de mesmo nome, de Stefan Aust, publicado em 1985, que conta a história dos primeiros anos do grupo de extrema-esquerda Fração do Exército Vermelho ou RAF, também conhecido como Baader-Meinhof. A obra narra a trajetória inicial do Grupo que, nos anos 1970, pratica ações extremas contra o governo da então Alemanha Ocidental.


(Drama, 149 min.)


Trailer:


8 de outubro

O Motorista de Táxi

(Coreia do Sul, 2017)

Vencedor do prêmio Blue Dragon (2017) de melhor filme, escolha do público, melhor ator principal e melhor trilha sonora.

Em maio de 1980, um taxista de Seul recebe uma proposta de um repórter estrangeiro para levá-lo para Gwangju. A viagem renderá ao taxista um valor que cobrirá meses de seu aluguel pedente. Chegando a Gwangju, o taxista descobre uma realidade que ainda não conhecia: a ditadura militar na Coreia, quando centenas de civis foram massacrados pelo governo.


(Ação, Dama histórico, 127 min.)

Trailer: