Festival Fora da Rua

Festival Fora da Rua

Se as salas de cinema comercial já nos tiravam as novidades, agora a pandemia nos tirou das ruas e das salas de cinema. Em tempos de isolamento social, o Projeto Fora do Circuito apresenta o Festival Fora da Rua, que exibe no YouTube três clássicos do cinema mundial.

De 28 de outubro  a 25 de novembro, em nosso canal no YouTube, divulgaremos três obras do Expressionismo Alemão, que há cerca de um século abalou definitivamente o mundo cinematográfico ao questionar, em estética única, os horrores do mundo que se anunciava.

Para sair melhor da pandemia, nada mais adequado que o contato com o que de mais autêntico a sétima arte nos proporcionava há quase cem anos.

O expressionismo alemão, desenvolvido no entreguerras, se caracteriza pela distorção dos cenários e mesmo das personagens, antevendo as décadas que se seguiriam.

As três obras que exibiremos, nos dias 28 de outubro, 11 e 25 de novembro, são, provavelmente, as que mais influências geraram no cinema. Os filmes estreiam sempre às 20h15 e ficam disponíveis ao público.


28 de outubro

O Gabinete do Dr. Caligari

Alemanha, 1920


Em um pequeno vilarejo na Alemanha, o Dr. Caligari começa a apresentar seu show: o sonâmbulo Cesare, que dorme há 23 anos. No espetáculo, Dr. Caligari desperta o sonâmbulo e permite a plateia perguntar a Cesare sobre o futuro.

Ao mesmo tempo que começa o show, começam também estranhos assassinatos no local, dentre eles, Alan, amigo de Francis, o narrador da história. Na noite de sua morte, Alan perguntou a Cesare sobre o dia de sua morte e ouviu do sonâmbulo que seria naquela noite, como de fato ocorreu.

(Horror, 75min.)

Trailer original:



11 de novembro

Metropolis

Alemanha, 1927


Em 2026, a cidade de Metropolis é governada por ricos industriais, a partir do topo de seus arranha-céus. Freder, filho do dono o local, passa seus dias praticando esportes quando conhece Maria, que traz crianças dos subterrâneos da sociedade, onde trabalhadores produzem a riqueza social. Apaixonado por Maria, Freder sabe que somente pode vê-la novamente se puder descer ao subterrâneo e, para isso, precisa se passar por trabalhador e descobrir o mundo que desconhecia.

(Ficção científica, 148min.)

Trailer oficial:



25 de novembro

Nosferatu

Alemanha, 1922

Em 1838, Knock, corretor de imóveis na cidade de Wisborg, recebe a incumbência de encontrar uma casa no local para o Conde Orlok, dos Montes Cárpatos. Para isso, precise encontrar o Conde em seu castelo. Empolgado com a oferta, Knock deixa sua jovem esposa Ellen preocupada.

Após dias de viagem, abandonado por seu ajudante e avisado pelos vizinhos do Conde sobre os riscos que corria, Knock conhece a figura assustadora de Orlok e presencia suas excentricidades enquanto, de longe, sua esposa passa a receber a visita do Conde.

                                        (Horror, 94min.)

                                                Trailer oficial: